
CONHEÇA NOSSAS MANUTENÇÕES
.png)
PREVENTIVA
A manutenção preventiva visa evitar que falhas que surgem nos portões e em seus componentes. Dessa forma, ocorrem de forma periódica (consulte nossas sugestões) para realizar trocas de componentes, avaliar desgastes ou detectar avarias.
Normalmente são programadas seguindo um intervalo específico, como aberturas e fechamentos diários, horas de trabalho ou ciclos de operação.
Para que serve?
- Prevenção de falhas
- Inspeção regular
- Programação de manutenção
- Monitoramento de desempenho
- Lubrificação adequada
- Calibração de equipamentos
- Substituição de peças desgastadas
- Diagnóstico precoce de problemas
- Planejamento de manutenção
.png)
CORRETIVA
Trata-se do mais antigo tipo de manutenção, que ocorre apenas quando ocorre uma quebra, ou mau funcionamento. Assim, é uma intervenção que entra em cena para corrigir falhas para que os equipamentos voltem às suas funções habituais.
Nem sempre elas são conduzidas em momentos de emergência porque elas podem ser feitas também para elevar o desempenho do equipamento, momento em que um estado de falha é detectado, mesmo que ele ainda esteja disponível. Por isso, ela pode ser dividida em dois tipos:
-
planejada: normalmente ocorrem em decorrência de falhas que deixam o portão sem funcionar, sem a possiblidade de previsão;
-
não planejada: é feita quando os profissionais percebem quedas no desempenho, de modo que é possível programar uma parada para a correção.
-
Para que serve?
-
Reparo de emergência
-
Intervenção corretiva
-
Solução de problemas
-
Falha inesperada
-
Restauração de funcionalidade
-
Tempo de inatividade
-
Diagnóstico de falhas
-
Reatividade
.png)
PREDITIVA
Essa é uma abordagem na gestão da manutenção mais recente. Utilizam-se parâmetros de controle para fazer intervenções. Para isso, usamos equipamentos específicos para avaliar as condições e o desempenho dos portões(ex: manutenções mensais em condomínios e empresas).
É importante que a gestão de manutenção avalie todos os tipos de manutenção e decida qual delas apresenta o melhor custo-benefício considerando a importância de cada um nos processos produtivos da residência/empresa.
Em algumas situações, é melhor trocar um componente quebrado do que arcar com custos de monitoramento de uma manutenção predetiva.
Como funciona?
- Monitoramento de condição
- Análise de tendências
- Diagnóstico antecipado
- Antecipação de falhas
- Inspeções programadas